TSE anuncia 8 entidades que vão observar as eleições

Comunicado ocorre um dia após o presidente Jair Bolsonaro se reunir com embaixadores para repetir mentiras sobre o processo eleitoral

Foto: Nelson Jr./ASICS/ TSE

Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou nesta terça-feira 19 as oito entidades da sociedade civil que participarão das eleições deste ano a partir de missões nacionais de observação eleitoral. De acordo com a Corte, o objetivo é  contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, e ampliar a transparência e integridade.

São elas: Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Associação Juízes para a Democracia (AJD); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória – FDV); Transparência Eleitoral Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ;) e Universidade de São Paulo (USP).

O anúncio ocorre um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reunir com embaixadores para repetir mentiras sobre o processo eleitoral. O ex-capitão citou mais uma vez a existência de um inquérito referente a uma invasão hacker no sistema eleitoral em 2018. Informações equivocadas sobre a investigação foram divulgadas pelo presidente no ano passado, em live na internet.

Ainda ontem, o presidente do TSE, Edson Fachin, classificou o evento como “órfão de embasamento técnico e pobre em substância argumentativa”.

“Vivemos um tempo intrincado, marcado pela naturalização do abuso da linguagem e pela falta de compromisso cívico em que se deturpam sistematicamente fatos consolidados, em que se semeia a antidemocracia, pretensamente justificada por um estado de coisas inventadas, ancorado em pseudo representações de elementos que afrontam a toda evidência, a seriedade do sistema da justiça e a alta integridade dos pleitos nacionais”, acrescentou.

Nesta terça, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, repudiou a nova tentativa de Bolsonaro de ‘colocar em xeque’ as eleições no Brasil. Segundo comunicado divulgado pelo STF, o magistrado reforçou a “confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE”.


Os arroubos do presidente foram criticados por entidades jurídicas e viraram alvo da oposição que foi ao STF contra Bolsonaro por supostos crimes cometidos na reunião.

O TSE diz ainda que as missões nacionais visam fortalecer a confiança pública nas eleições, colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das diversas fases do pleito.

 

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.