Justiça

TSE abre investigação contra Bolsonaro por abuso de poder político na eleição

A decisão partiu do ministro Benedito Gonçalves no âmbito de uma ação apresentada pela coligação de Lula

TSE abre investigação contra Bolsonaro por abuso de poder político na eleição
TSE abre investigação contra Bolsonaro por abuso de poder político na eleição
Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, abriu nesta quinta-feira 19 mais uma investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-candidato a vice Walter Braga Netto, por suposta prática de abuso de poder político na eleição de 2022.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi apresentada pela coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e questiona a realização de atos de campanha de Bolsonaro nas dependências do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada.

Segundo a coligação, ao usar os palácios como “palco de encontro”, o ex-capitão valeu-se “de todo o aparato mobiliário do prédio público, bem como sua condição de atual Presidente da República para trazer publicidade aos seus apoios”.

A peça menciona reuniões com governadores, parlamentares e artistas.

Benedito Gonçalves reforçou que a legislação não autoriza a conversão de bens públicos “em bens disponibilizados, sem reservas, à conveniência da campanha à reeleição”.

Na avaliação do magistrado, o material apresentado pela coligação lulista indica que Bolsonaro, no desempenho de sua função pública, usou os espaços “para a realização de atos ostensivos de campanha, nos quais se buscou projetar uma imagem de força política”.

“Desse modo, resta claro que a narrativa da petição inicial, em tese, é passível de se amoldar à figura típica do abuso de poder político, havendo elementos suficientes para autorizar a apuração dos fatos e de sua gravidade no contexto das Eleições 2022”, resumiu o ministro.

O TSE abriu o prazo de cinco dias para os investigados apresentarem a defesa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo