Mundo

Trump elogia Eduardo Bolsonaro e diz que não vê nepotismo na indicação

O governo brasileiro enviou aos EUA uma consulta formal sobre a indicação do filho do presidente para o cargo de embaixador

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou pela primeira vez sobre a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro para comandar a embaixada brasileira em Washigton. Em entrevista coletiva nesta terça-feira 30, o republicano mostrou satisfação com a indicação do filho do presidente e disse que não classifica a escolha como nepotismo.

“Eu conheço o filho dele (Jair Bolsonaro) e eu considero que ele é extraordinário, um jovem brilhante e incrível. Estou muito feliz com a indicação”, disse Trump. Em seguida o presidente foi questionado se a indicação não se classifica como nepotismo. “Não, eu não acho que é nepotismo porque o filho ajudou muito na campanha. O filho dele é extraordinário”, concluiu o presidente.

Na última sexta-feira 27, o governo brasileiro enviou aos EUA uma consulta formal, o chamado “agrément”, sobre a indicação de Eduardo para ser embaixador naquele país.

“Foi pedido o ‘agrément’ e esperamos a resposta americana, de acordo com a praxe diplomática. Mas tenho a grande certeza de que será concedido pelo governo americano, e Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador”, disse o chanceler Ernesto Araújo.

Para ocupar o cargo da alta diplomacia, Eduardo terá que ser sabatinado e aprovado tanto pela Comissão de Relações Exteriores do Senado como pelo plenário da Casa.

Livre comércio

Trump afirmou, também nesta terça-feira 30, que quer trabalhar em um acordo de livre comércio com o Brasil. O presidente americano disse ainda que o Brasil é um grande parceiro comercial, mas que ainda cobrava muitas tarifas dos EUA.

Na fala, Donald Trump não deixou de comentar sobre Bolsonaro, e se utilizou de parâmetro para elogiar o presidente brasileiro. “Tenho uma relação fantástica com seu presidente. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso – é um elogio”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.