Política

Brasil envia pedido aos EUA sobre Eduardo Bolsonaro como embaixador

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que filho do presidente será ‘extraordinário embaixador em Washington’

Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, confirmou, nesta sexta-feira 26, o envio de uma carta de intenção, chamada de “agrément”, aos Estados Unidos para tornar o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador. A declaração foi dada no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Pela praxe diplomática, o governo brasileiro precisa da resposta positiva dos americanos para indicar o filho do presidente da República ao cargo. Caso Eduardo seja aceito pelo governo de Donald Trump, a proposta ainda precisa receber o aval do Senado Federal antes da nomeação. Em entrevista à imprensa, Ernesto Araújo afirmou a expectativa de que Eduardo seja “um extraordinário embaixador em Washington”.

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em indicar o próprio filho ao posto causou polêmica nas últimas semanas. Uma das críticas é uma possível configuração de nepotismo.

Outra questão é o fato de Eduardo nunca ter chefiado uma embaixada, não ter carreira como diplomata, nem ter feito o curso de formação do Instituto Rio Branco, por onde passaram todos os embaixadores brasileiros nos Estados Unidos desde a redemocratização.

Perguntado sobre sua qualificação para a função, Eduardo afirmou que fez intercâmbio nos Estados Unidos e que trabalhou numa rede de fast food no país, fritando hambúrgueres.

Para o ex-embaixador Rubens Ricupero, a indicação do deputado é “chocante”, segundo declaração dada à Rádio França Internacional (RFI). “Só um monarca absoluto, como os reis árabes do Golfo, pode fazer uma coisa desse tipo. Em países modernos, eu não conheço nenhum exemplo”, ressaltou

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo