Justiça

TRF-4 nega pedido de Lula para afastar desembargadores no caso do sítio

Os advogados de Lula acusam os desembargadores de falta de imparcialidade no caso do Sítio de Atibaia

Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou, por unanimidade, o pedido da defesa do ex-presidente Lula para afastar os desembargadores no caso do sítio de Atibaia. O ex-presidente foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão.

Os defensores de Lula acusam os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz por falta de imparcialidade no caso. Eles julgarão os recursos do ex-presidente contra a condenação. A defesa de Lula também pediu o afastamento do procurador regional Mauricio Gotardo Gerum, que atua pelo MPF (Ministério Público Federal) nos processos.

Os argumentos da defesa no caso de Thompson é sobre a intervenção do desembargador em uma batalha de decisões , em um plantão de domingo, em julho de 2018, a respeito de um habeas corpus de deputados petistas que pediam a liberdade de Lula.

O então diretor-geral da polícia federal, Rogério Galloro, deu uma entrevista na época dizendo que o próprio Thompson ligou para ele determinando que não soltasse o petista. O desembargar negou que tenha feito essa afirmação via telefone.

Já sobre Gebran, a defesa de Lula contesta a suposta relação de amizade entre o desembargador e o ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz federal comandou o processo do sítio até outubro do ano passado e, depois dos vazamentos do site The Intercep Brasil, que mostram diálogos suspeito entre o magistrado e integrantes do Ministério Público, a defesa de Lula alega imparcialidade do atual ministro da justiça.

No processo sobre o sítio de Atibaia, o ex-presidente Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão em fevereiro deste ano pela juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo