Justiça

Três novos ministros do STJ são nomeados por Lula

Vagas a serem preenchidas são referentes às aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi e pela morte de Paulo de Tarso Sanseverino

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Após serem aprovados pelo Senado no último dia 25, os três nomes de Lula (PT) para o Superior Tribunal de Justiça foram nomeados. Os novos ministros foram oficializados na edição extra desta sexta-feira 10 do Diário Oficial da União.

A expectativa é que Daniela Teixeira, Teodoro Silva Santos e José Afrânio Vilela tomem posse no dia 22 de novembro.

As vagas a serem preenchidas são referentes às aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi. A terceira cadeira será ocupada em decorrência da morte de Paulo de Tarso Sanseverino, em abril deste ano.

O STJ é composto por 33 ministros: um terço deve ser escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de Justiça e um terço entre advogados e membros do Ministério Público.

Conheça os novos ministros do STJ

  • Daniela Teixeira

A advogada de 51 anos foi indicada por Lula para ocupar a vaga destinada a membros da OAB. Ela é de Brasília e já ocupou a vice-presidência da entidade de classe. A sua formação é focada em direito empresarial. Ela foi a mais votada em uma lista de seis membros apresentada pela OAB ao presidente. No STJ, Daniela substituirá o ministro Felix Fischer, que se aposentou.

  • Teodoro Silva

A indicação de Teodoro Silva preenche uma das vagas destinadas aos membros dos tribunais de Justiça dos estados. Ele é desembargador no Ceará e já ocupou o cargo de corregedor-geral no estado. Também trabalha como professor universitário. Aos 65 anos, chega ao STJ no lugar de Jorge Mussi, que se aposentou. Silva integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ a Lula.

  • José Afrânio Vilela

Para ocupar uma vaga dos tribunais estaduais aberta pela morte de Paulo de Tarso Sanseverino, em abril, Lula optou pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais José Afrânio Vilela. Aos 62 anos, ele também integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ ao petista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo