Justiça
TRE-RJ aceita recurso e libera candidatura de Anthony Garotinho à Câmara do Rio
O ex-governador vivia uma batalha judicial por conta de decisão que o condenou por improbidade administrativa
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu manter a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) à Câmara de Vereadores da capital.
A decisão foi tomada neste domingo 6, quando o pleno do TRE realizou uma sessão extraordinária para tratar do caso.
Garotinho travava uma batalha judicial desde setembro. A 125ª Zona Eleitoral do Rio indeferiu o pedido de candidatura por causa de uma condenação por improbidade administrativa em 2018.
Ele esteve envolvido em um esquema que teria desviado 234,4 milhões de reais da Secretaria Estadual de Saúde entre 2005 e 2006. Por conta disso, a Justiça entendeu que o político deveria ser considerado inelegível por oito anos.
A inelegibilidade chegou a ser confirmada pelo TRE-RJ na última terça-feira 1º, mas, no dia seguinte, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu uma liminar liberando o ex-governador a se candidatar.
O caso, então, precisou voltar a ser analisado pela Corte eleitoral. Na última quinta-feira 3, a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira pediu vista, adiando a decisão.
Dada a realização do primeiro turno das eleições municipais, o TRE-RJ tratou o caso de maneira excepcional.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


