Política

TRE-MT autoriza registro de candidatura de Neri Geller ao Senado

O parlamentar é um dos principais quadros do agronegócio a apoiar Lula

O ex-deputado Neri Geller volta à Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso autorizou o registro da candidatura de Neri Geller (PP-MT), por quatro votos a três. A sessão foi concluída na sexta-feira 9.

A decisão se deu após o Tribunal Superior Eleitoral ter cassado o seu mandato e tornado o parlamentar inelegível. A Corte havia acatado um pedido do Ministério Público Eleitoral que acusava o parlamentar de captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018.

Ex-ministro da Agricultura do governo de Dilma Rousseff (PT), Geller é o principal representante da bancada ruralista que apoia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A posição do parlamentar também é simbólica por ele pertencer ao mesmo partido de Arthur Lira (PP-AL).

O deputado tenta o Senado pela chapa de Márcia Pinheiro (PV), candidata a governadora de Mato Grosso na chapa petista. Apesar da decisão por sua inelegibilidade, Geller continuou em campanha eleitoral e já havia antecipado que entraria com recurso para reverter a decisão.

Além de negar as acusações, ele argumentou que a decisão que o tornara inelegível havia sido tomada fora do prazo estabelecido pela Justiça, de 15 de agosto.

O entendimento sobre o prazo embasou o voto do juiz Abel Sguarezi, que foi favorável à autorização da candidatura e divergiu da posição do próprio relator, Fábio Henrique Fiorenza. A divergência foi, então, acompanhada por outros três membros do TRE-MT.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo