Justiça
TRE determina a cassação de deputados do PL por fraude à cota de gênero
Parlamentares afetados declararam que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou a chapa de deputados estaduais do Partido Liberal, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, por fraude à cota de gênero. O julgamento desta terça-feira 30 resultou em quatro votos favoráveis à punição e três contrários.
Com a conclusão da análise, terão seus diplomas cassados os deputados Carmelo Neto, Alcides Fernandes, Dra. Silvana e Marta Gonçalves. Eles ainda podem recorrer da decisão e permanecer no cargo até a última instância.
Segundo uma denúncia do Ministério Público Eleitoral, o PL usou candidaturas laranjas para atingir o mínimo de vagas destinadas às mulheres. A legislação eleitoral impõe que os partidos reservem pelo menos 30% das vagas para candidaturas femininas. Na denúncia, ao menos três mulheres haviam relatado que seus nomes foram incluídos na relação de candidatas do PL sem autorização.
O relator do processo, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, votou contra a punição e foi acompanhado por Glêidison Marques Fernandes. O entendimento divergente foi aberto pela juíza Kamile Castro e seguido pelos colegas Raimundo Deusdeth, Roberto Bulcão e Rogério Feitosa. .
A sigla no estado nega ter cometido fraude. Em reação ao entendimento dos juízes, o bolsonarista Carmelo Neto declarou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral: “Não descansaremos até que a justiça seja reestabelecida”. Em vídeo publicado nas redes sociais, por sua vez, Dra. Silvana afirmou que travará “uma grande guerra” para manter o seu mandato. Alcides Fernandes também repudiou o resultado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

No Roda Viva, Deltan acena a pastores, poupa Bolsonaro e ataca Lula
Por CartaCapital
Lula extingue gabinete de Bolsonaro no Rio de Janeiro; local custou R$ 2,3 milhões e nunca foi usado
Por André Lucena