Política
TRE-AM cassa mandato do deputado federal Silas Câmara
O parlamentar foi julgado por gastos ilícitos com recursos financeiros na campanha eleitoral de 2022; cabe recurso


O Tribunal Regional Eleitoral de Amazonas cassou, nesta quarta-feira 31, o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM).
Após pedido de vista do juiz Marcelo Vieira, em dezembro, o placar da votação foi de quatro votos favoráveis e dois contrários à cassação.
Silas foi julgado por supostos gastos ilícitos com recursos financeiros na campanha eleitoral de 2022, quando foi reeleito para seu sétimo mandato de deputado federal.
A denúncia partiu do Ministério Público Eleitoral, que o acusa de captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico no fretamento de quatro aeronaves.
Uma das irregularidades apontadas pelo órgão é que as despesas com os voos representam 12,73% dos 3,1 milhões de reais que ele recebeu para se reeleger — cerca de 396,5 mil reais — e que parte dos gastos não teriam tido fins eleitorais.
A decisão do tribunal também leva à perda de mandato de outro deputado, Adail Filho (Republicanos-AM), que se elegeu pelas contas do coeficiente eleitoral de Silas. A partir da cassação é decretada a nulidade dos votos do deputado condenado, sendo assim, Filho não teria obtido votação suficiente.
O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, afirmou que vai recorrer da decisão.
“A confiança na reversão do julgamento é total, e o deputado continuará no exercício pleno de suas responsabilidades enquanto aguarda a apreciação do caso em definitivo”, declarou a assessoria jurídica do parlamentar, em nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TRE do Paraná designa data para o julgamento que pode cassar o mandato de Moro
Por CartaCapital
Lira reforça ser contra mandatos para ministros do STF; Pacheco deve pautar o tema
Por CartaCapital
Ministro de Lula que reassumiu mandato de senador ajuda a derrubar veto à desoneração da folha
Por CartaCapital