Política

‘Toc, toc, toc…’: Políticos comentam operação da PF contra Carla Zambelli

Segundo a PF, a deputada e o hacker Walter Delgatti Neto podem ter cometido os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica

‘Toc, toc, toc…’: Políticos comentam operação da PF contra Carla Zambelli
‘Toc, toc, toc…’: Políticos comentam operação da PF contra Carla Zambelli
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Poucas horas se passaram desde a deflagração da operação 3FA, que tem como alvo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), mas o tema já aparece entre os mais comentados das redes sociais. Entre as reações, as mais populares são de aliados do presidente Lula (PT), que ironizam os mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal em endereços da parlamentar bolsonarista. Abaixo, CartaCapital destacou algumas destas publicações. 

Além de Zambelli, a PF mira também o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido pela Vaza Jato. A suspeita é de que os dois tenham invadido o sistema do CNJ para incluir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. A ação, segundo a PF, pode configurar os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Leia as principais reações sobre a operação:

PT no Senado: “Urgente! Ih, rapaz…A PF acaba de prender o hacker Walter Delgatti Neto e faz busca e apreensão em endereços da bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). Delgatti disse ter forjado documentos, inclusive mandado de prisão contra Alexandre de Moraes, a mando de Zambelli”. 

Humberto Costa (PT-BA): “Urgente! A Polícia Federal acaba de prender Delgatti Neto e faz buscas em endereços de Carla Zambelli. A PF tenta obter mais informações sobre documentos falsos que teriam sido produzidos por Delgatti. Entre eles, um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes”.

André Janones (Avant-MG): “Hoje pela manhã quem recebeu a visita da POLÍCIA FEDERAL, foi a colega deputada bolsonarista de primeira hora Carla Zambelli e o seu hacker de estimação foi preso. O interessante da história toda, é que ela queria ajudar o seu chefe a dar um golpe de estado. Quando seu chefe também será preso?”

Erika Hilton (PSOL-SP): “Hoje o TOC, TOC, TOC foi na porta de Carla Zambelli. Grande dia”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo