Política

Título de eleitor: TSE registra mais de 1 milhão de atendimentos na véspera do fim do prazo

1,167 milhão de atendimentos foram realizados em 36 horas; saiba como tirar ou regularizar o título

Título eleitoral eletrônico. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Na véspera do prazo limite para tirar ou regularizar o título de eleitor, a Justiça Eleitoral realizou mais de um milhão de atendimentos da manhã de segunda-feira até às 15h de terça. Nos últimos dois dias, 640 mil solicitações do documento foram feitas pelo Título Net, e 527 mil, pelos cartórios eleitorais. Ao todo, 1,167 milhão de pedidos foram recebidos em menos de 36 horas.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de atendimentos este ano sobre o título de eleitor bateu recorde. No total, foram 7.209.913 este ano. Só para comparara, em 2018 foram 5.401.285, e em 2014, 3.035.019. Os eleitores tem até 23h59 desta quarta-feira para modificar o cadastro na Justiça Eleitoral (JE), que envolve desde a mudança de domicílio eleitoral até a emissão de novos títulos. Caso contrário, não poderão votar para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais nas eleições de outubro.

Os números compilados pelo TSE reúnem tanto os atendimentos feitos de maneira remota, pelo sistema “Titulo Net”, quanto os que foram feitos de maneira presencial, nos cartórios eleitorais. No entanto, a recomendação do TRE é que o eleitor dê preferência pelo atendimento virtual e só procure a unidade presencialmente em último caso. Os serviços oferecidos nas zonas eleitorais estão todos disponíveis também pela internet.

Devido ao aumento da procura, o site do TSE chegou a ficar instável na segunda-feira e a ficar fora do ar por um breve período de tempo. Nesta terça-feira, eleitores fizeram filas em postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral em diversos pontos do país. Pelas redes sociais, houve relato de espera no Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazonas, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Nesta quarta-feira, os horários do TRE-RJ serão ampliados de acordo com a demanda. Segundo o tribunal, todo eleitor que estiver na fila às 19h – fim do expediente – receberá uma senha e será atendido.

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022, e entre 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação.

Após as eleições, aqueles que não tiverem votado no primeiro turno têm até o dia 1º de dezembro para apresentar a justificar a ausência no portal online do TSE ou no próprio cartório eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo