CartaExpressa

Maioria dos jovens diz não se identificar com ideologia ao definir voto, indica pesquisa

Os jovens entendem como ações fundamentais no programa de um candidato o combate à desigualdade social (43%), seguido do combate à corrupção (41%)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A maioria dos jovens brasileiros de 16 a 24 anos avalia como péssimo o governo federal (34%) e desaprova totalmente (35%) a forma como a gestão Bolsonaro vem atuando até aqui.

Ainda assim, a maior parte deles (40%) não se identifica como defensor de uma ideologia política definida, e decidem o voto conforme características individuais do candidato. Entre os que se reconhecem em uma ideologia, a maioria (27%) se declarou de esquerda, seguido por 22% identificados com a direita, e 12% com o centro.

Os dados constam em uma edição de pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta segunda-feira 18, e que ouviu mil jovens. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

A maioria dos participantes (64%) afirmaram já terem tirado seu título de eleitor e 89% disseram que ainda pretendem regularizá-lo.

Os jovens entendem como ações fundamentais no programa de um candidato o combate à desigualdade social (43%), seguido do combate à corrupção (41%).

Quando questionados sobe trabalho, a maioria (33%) mencionou o desejo de ter a sua própria empresa; 29% se identificam com a proposta de emprego formal com carteira assinada e horário fixo; e o mesmo percentual (29%) também manifesta interesse em concurso público.

Em relação a liberdade e direitos civis, 72% dos jovens se colocam contra a ampliação de armas no País e a maioria (37%) entende que a Igreja está envolvida demais na política atualmente.

Entre os problemas que o País terá que lidar no futuro, os jovens elencaram, por ordem de prioridade, crise ambiental (18%), pobreza (17%), corrupção (17%), educação (13%), desemprego (12%), violência (8%), e saúde (5%).

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo