Política

‘Tem gente que passa fome, mas não justifica’, alega Bolsonaro em entrevista a podcast

Segundo o ex-capitão, ‘com R$ 20 por dia dá para você comprar, por exemplo, 2 quilos de frango’

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu nesta quinta-feira 20 que há brasileiros passando fome, mas alegou que isso “não se justifica”. O argumento é de que eles poderiam solicitar acesso ao Auxílio Brasil.

“Tem gente que passa fome, passa. Mas não justifica passar fome porque você pode requerer… E com 20 reais por dia, eu sei que não é muita coisa, mas dá para você comprar, por exemplo, 2 quilos de frango no supermercado, que está, em média, 10 reais o quilo do frango congelado”, disse o ex-capitão em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

Segundo Bolsonaro, “a questão de fome é quem ganha até 1,9 dólares por dia”.

“Vamos arredondar, 2 dólares por dia. Então, quem ganha até 10 reais por dia está passando fome. O nosso Auxílio Brasil paga 600 por mês, paga 20 por dia, o dobro dos 10. Então, se tem alguém passando fome no Brasil é muito fácil se cadastrar e receber o Auxílio Brasil.”

Publicado no início de junho, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil já alertava: são 33,1 milhões de pessoas a passar fome no País, o mesmo nível de 30 anos atrás.

O levantamento indicou ainda que, em menos de um ano, 14 milhões entraram em situação de vulnerabilidade alimentar. 6 a cada 10 brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar. 

Em julho, um relatório divulgado por agências da Organização das Nações Unidas trouxe outros detalhes preocupantes sobre a fome.

O número de pessoas no País a sofrer com insegurança alimentar moderada ou grave disparou de 37,5 milhões entre 2014 e 2016 para 61,3 milhões entre 2019 e 2021. Neste período, 15,4 milhões de brasileiros viveram sob insegurança alimentar grave. Entre 2014 e 2016, eram 3,9 milhões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo