Política

‘Tem criança com fome’: oposição reforça críticas a Bolsonaro por veto a reajuste da merenda

Programa sofre com falta de aumento desde 2017; ‘crianças estão comendo biscoito porque não tem o que comer’, diz Lula

Crianças chegaram a receber um quarto de ovo cozido na merenda em uma escola infantil de Belo Horizonte (MG). Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Representantes da oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL) intensificaram as críticas ao veto ao reajuste aprovado pelo Congresso Nacional do valor repassado a estados e municípios para bancar a merenda escolar.

Desde 2017, não há aumento no montante encaminhado via Programa Nacional de Alimentação Escolar. Enquanto isso, a inflação da cesta básica teve alta de 26,75% apenas entre maio de 2021 e maio deste ano.

O Pnae contempla 41 milhões de alunos no País. Há um valor diário enviado a estados e municípios para cada aluno, a variar entre 36 centavos e 1,07 real.

O veto de Bolsonaro, oficializado em agosto, ganhou tração nesta sexta-feira 16 após uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo detalhar o drama enfrentado por escolas em diversos pontos do Brasil.

Relatos ao jornal dão conta de práticas como carimbar as mãos de alunos, a fim de evitar a repetição da refeição, e dividir um ovo entre quatro crianças como forma de racionamento.

Confira algumas das reações:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo