Política

Tasso participa de live com Ciro Gomes e nem menciona Doria

Senador tucano participou de transmissão com candidato à Presidência pelo PDT em segunda agenda pública com ex-ministro no mês. Aliados indicam possível apoio

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador licenciado Tasso Jereissati (PSDB-CE) participou na noite desta terça-feira da live semanal do pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes. Durante a transmissão, o ex-presidente do PSDB e tucano histórico não mencionou o nome do postulante de seu partido ao Planalto, João Doria, e fez elogios ao pedetista.

No ano passado, Tasso, que inicialmente concorria nas prévias tucanas para definir o candidato à Presidência, deixou a disputa para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, contra Doria. Após o resultado do pleito, o senador tem questionado a viabilidade do chefe do Executivo de São Paulo na corrida presidencial.

O tucano defende que o nome que disputará no espaço da chamada terceira via tenha forças para fazer frente às candidaturas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisas recentes mostram Doria em quinto lugar nas intenções de voto, atrás do petista, do mandatário, de Ciro e do ex-juiz federal Sergio Moro.

A transmissão com Ciro não foi o único evento público que o senador teve com o pedetista neste mês. Tasso participou na semana passada da inauguração a expansão do Porto do Pecém, onde também estavam presentes o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes (PDT-CE), irmão de Ciro.

Embora hoje defenda publicamente a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), Tasso fez acenos a Ciro ao longo de 2021. O tucano disse que Ciro seria uma boa alternativa à polarização entre Bolsonaro e Lula e chegou a ter conversas para costurar uma aliança entre o ex-ministro e Eduardo Leite.

— Pessoas às vezes consideram Ciro um homem de esquerda, e não é um homem de esquerda. Pode até ser de centro-esquerda. Mas tem uma posição definida dentro do seu partido que suas alianças são sempre mais à esquerda, mas é uma alternativa. Se ele vier a se mostrar o mais viável, que eu acho que é possível, por que não? É uma alternativa — disse Tasso em entrevista ao “POVO”, em janeiro deste ano.

Segundo pesquisas, Ciro aparece atualmente em quarto lugar nas intenções de voto, atrás de Lula, Bolsonaro e Moro. De acordo com interlocutores do senador tucano, há uma possibilidade de Tasso apoiar a candidatura do pedetista, indo contra a orientação do próprio partido. Foi o que fez em 2002, quando endossou a campanha de Ciro indo contra o então candidato do PSDB, José Serra.

— Tasso procura muito uma terceira via. É muito preocupado com o Brasil. Eu acredito que ele possa apoiar o Ciro, embora ele não tenha me falado isso — afirma o senador Chiquinho Feitosa (DEM-CE), senador suplente do tucano que está em exercício — [Tasso] acompanha a vida política do Ciro desde muito jovem e sempre teve uma admiração muito grande. O Tasso fala isso [de que o pedetista é uma alternativa à polarização] exatamente porque sabe que o Ciro já foi um homem testado.

Tasso se licenciou de seu mandato no Senado para ajudar Leite nas prévias do partido e para organizar o PSDB em seu estado para as eleições do ano que vem. Hoje, o senador participa das negociações com o PDT e o PT para a chapa ao governo do Ceará.

O governador Camilo Santana (PT) deve disputar o Senado, e o nome para ser o postulante ao Palácio da Abolição, sede do Executivo cearense, deve ser indicado pelo PDT. Embora tenham passado uma década rompidos, Ciro e Tasso se reaproximaram nas eleições municipais de 2018 e desde então fazem parte do mesmo grupo político no estado.

A relação entre Ciro e Tasso é antiga, desde a época em que os dois faziam parte do Centro Industrial do Ceará (CIC), na década de 1980, conforme contaram na transmissão. O pedetista foi o sucessor do tucano após os primeiros mandatos do atual senador no governo cearense.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo