Política
Tarcísio veta projeto que previa ônibus grátis para pessoas com deficiência em SP
Governador afirmou que o projeto é inconstitucional e interfere nos contratos vigentes com empresas concessionárias


Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, vetou um projeto de lei que garantia a gratuidade em ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência. O veto total foi publicado nesta quarta-feira 18 no Diário Oficial do Estado.
O projeto, que havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), é de autoria do deputado Rafael Silva (PSD).
Na justificativa, Tarcísio citou o artigo seria inconstitucional, já que “afeta exclusivamente ao Poder Executivo a matéria concernente à fixação, alteração e isenção de tarifas ou preços públicos, quer o serviço público seja explorado diretamente, quer mediante concessão ou permissão a empresas privadas”.
O governador também acrescentou que o projeto interfere nos contratos vigentes com empresas concessionárias. “A medida mostra-se materialmente inconstitucional, visto que os parâmetros de atuação das concessionárias estão contemplados nesses contratos, não sendo permitido à lei promover sua alteração”, completou o governador.
Agora, o projeto vai retornar para a Alesp, que pode então arquivar ou derrubar o veto imposto pelo governador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Metrô de São Paulo vai à Justiça e cobra R$ 7 milhões de sindicato por greve
Por CartaCapital
O que se sabe sobre o sumiço de 21 armas de alto calibre do Exército em São Paulo
Por CartaCapital