Política

Tarcísio recua e desiste de transferir a Cracolândia para o Bom Retiro: ‘Não vai funcionar’

Segundo o governo de São Paulo, ‘novas possibilidades para solucionar o problema estão sendo estudadas e serão divulgadas em breve’

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira 20 ter desistido do plano de deslocar a Cracolândia para o bairro do Bom Retiro, no centro da capital paulista.

“Não vai funcionar. Vou voltar atrás. Sou humano. Não tenho problema de corrigir o caminho”, disse Tarcísio à CNN.

O governo informou em nota à imprensa que “novas possibilidades para solucionar o problema da Cracolândia estão sendo estudadas e serão divulgadas em breve”.

O recuo acontece um dia depois de Tarcísio anunciar um plano de transferir o fluxo da Cracolândia para outro bairro da região central. A medida gerou divergências com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que disse não ter sido consultado sobre o tema. Freitas e Nunes têm uma reunião nesta quinta.

A região da Cracolândia continua a ter operações de repressão. Na quarta-feira 19, policiais atuaram no local e agiram com truculência, segundo uma denúncia do movimento social Craco Resiste.

No comunicado, o movimento criticou a atuação do poder público. “Governo e prefeitura seguem na estratégia de provocar o caos para explorar politicamente o sofrimento das milhares de pessoas que vivem e frequentam a Cracolândia, assim como dos moradores e comerciantes com CEP dos bairros da região central”, diz o texto.

“O fluxo é movimentado pelos interesses econômicos, para abertura da fronteira imobiliária na região central e para alimentar a indústria das internações, transferindo grandes somas de dinheiro público para as mãos de organizações próximas aos grupos político no poder.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo