Mundo

Tarcísio e Caiado se reúnem com Netanyahu em Israel e pedem desculpas por fala de Lula

Governadores viajaram a Israel à convite do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu e de entidades civis

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), se reuniram, nesta terça-feira 19, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog, em visita oficial a Jerusalém.

O convite do premiê se deu em meio à crise diplomática com o governo do presidente Lula (PT), gerada por uma crítica à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. Na ocasião, Lula comparou os ataques israelenses ao Holocausto

Após a visita, Caiado divulgou um vídeo no qual aparece pedindo desculpas “em nome dos brasileiros” pelas declarações de Lula.

“Peço desculpas em nome do meu povo, de nós, brasileiros, pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao desconhecer totalmente a história, fez uma comparação, a mais desastrosa possível, agredindo o povo judeu”, afirmou.

Em sua publicação, o governador paulista preferiu não citar o presidente, mas também fez menção à guerra.

“Externei a minha solidariedade ao povo de Israel e sinceros votos de sucesso nas negociações para trazer de volta os reféns para suas casas, além da nossa torcida para que seja pavimentado um caminho para a paz”, escreveu Tarcísio.

Netanyahu, em resposta, disse que os governadores “são bons amigos de Israel” e que está muito contente em tê-los no país.

O premiê também estendeu o convite ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pode viajar por estar com o passaporte apreendido pela Polícia Federal, no âmbito da operação Tempus Veritatis

Vale lembrar que Freitas e Caiado são cotados para suceder Bolsonaro nas eleições de 2026. 

Agenda oficial

Os governadores chegaram a Tel Aviv no domingo 17 e devem permanecer no país até a sexta-feira 22. 

Ainda nesta terça-feira 19, Tarcísio declarou ter discutido com possibilidades de cooperação com Israel na agricultura, inovação, tecnologia e segurança pública.

“Agradeci pessoalmente o trabalho e suporte da comunidade judaica em São Paulo, que atendeu ao nosso chamado sempre que precisamos, a exemplo do apoio recebido na tragédia de São Sebastião”, disse Tarcísio.

Na segunda 18, ele se encontrou com integrantes da comunidade judaico-brasileira que moram no país, além de representantes da sociedade civil israelense.

Na quarta-feira, 20, o governador paulista irá à sede da Israeli Aerospace Industries, indústria de aviação civil e militar, e terá um encontro com a comunidade brasileira em Raanana.

Já na quinta-feira, 21, ele terá um encontro com o ministro de Relações Exteriores, Israel Katz, a qual o governador goiano também deve estar presente. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo