Política

Tarcísio diz que SP fez pacto com o crime organizado e vira alvo de representação no MP

O pré-candidato bolsonarista ao Palácio dos Bandeirantes afirmou que ‘combater o crime organizado dá efeito colateral, e ninguém quer o efeito colateral’

O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Foto: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

Pré-candidato a governador de São Paulo, o ministro bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) se tornou alvo de representação no Ministério Público por alegar um suposto acordo entre o poder público do estado e o crime organizado.

A declaração ocorreu em entrevista publicada pelo canal Money Report, no YouTube, na sexta-feira 1º, em resposta a um questionamento sobre suas propostas para a segurança pública.

“A segurança pública de São Paulo ruiu”, disse o pré-candidato indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). “Em São Paulo, tem uma coisa interessante que o paulista não percebe: a associação com o crime organizado. São Paulo fez um pacto com o crime organizado de não combatê-lo.

Na sequência, Freitas disse que o suposto pacto se deu porque “combater o crime organizado dá efeito colateral, e ninguém quer o efeito colateral do combate ao crime”.

Entre os tais efeitos, Freitas citou “morte policial, queima de ônibus, assalto a banco e aumento da percepção de insegurança”. E completou: “O problema é que, quando você não combate o crime organizado, o crime cresce, se infiltra no poder e acaba se tornando força política”.

No domingo 3, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) classificou a declaração como “muito grave” e anunciou ingresso com denúncia no MP de São Paulo para que o ministro “apresente provas”.

“Ele afirmou que a Secretaria de Segurança Pública, as polícias Militar e Civil e o Ministério Público têm um acordo com o crime organizado”, afirmou Frota em vídeo publicado na internet.

O deputado estadual delegado Olim (PP-SP) também é autor de um pedido de investigação contra Freitas. Apesar de apoiar Bolsonaro em âmbito nacional, o parlamentar não endossa o pré-candidato do Republicanos em São Paulo.

Na peça ao MP, Olim diz que o ministro “trouxe notícia de grave crime” que “se provado, envolve muitos agentes de segurança, autoridades e pessoas ligadas à Pasta da Segurança Pública e ao próprio governo”.

O delegado pede ainda a aplicação de providências para “o esclarecimento e individualização da autoria e eventual responsabilização desses autores e com a colação de toda a materialidade delitiva, para que sejam os mesmos devidamente processados e apenados criminalmente, sem embargo de outras responsabilizações administrativo disciplinares e de cunho civil”.

Tarcísio de Freitas aparece em desvantagem nas pesquisas eleitorais, ocupando a terceira posição, com 12,6%, conforme levantamento do instituto Paraná Pesquisas nesta segunda. O petista Fernando Haddad aparece na liderança, com 30,2%, seguido de Márcio França (PSB), com 17,1%.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo