Política

STJ nega recurso de Lula contra condenação no caso do triplex

Relator Felix Fischer e outros três ministros votaram contra o ex-presidente

O EX-PRESIDENTE LULA. FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP EX-PRESIDENTE LULA. (FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP)
Apoie Siga-nos no

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira 17, um recurso da defesa do ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá, pelo qual o petista foi condenado pela Corte a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

A defesa do ex-presidente entrou com recurso para suspender essa condenação e para pedir uma redução do valor de indenização estipulado pelos ministros. Votaram contra o recurso da defesa os ministros Felix Fischer, relator do caso, Ribeiro Dantas, João Otávio de Noronha e Reynaldo Soares da Fonseca.

Em abril do ano passado, o STJ reduziu a pena de Lula de mais de 12 anos para a pena atualmente válida. O petista estava preso até então e foi solto após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as prisões após condenação em segunda instância.

A Quinta Turma do STJ também havia reduzido a indenização a ser paga pelo ex-presidente em comparação com a condenação em 1ª instância. O montante a ser pago gira em torno dos 2,4 milhões de reais, em valores da época.

A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo