Justiça

STF tem maioria para condenar Collor por corrupção e lavagem de dinheiro

O relator, Edson Fachin, também votou pela condenação do ex-senador por organização criminosa

O ex-presidente Fernando Collor. Foto: Antonio Augusto/Ag. Camara Senador Fernando Collor de Mello (Antonio Augusto/Ag. Camara)
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quinta-feira 18, pela condenação do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A dosimetria da pena ainda será definida. O julgamento foi interrompido e deve ser retomado na semana que vem.

Votaram pela condenação por esses dois crimes:

  • Edson Fachin (relator)
  • Alexandre de Moraes
  • André Mendonça
  • Luís Roberto Barroso
  • Luiz Fux
  • Cármen Lúcia

Fachin também votou pela condenação de Collor por organização criminosa e foi seguido por Moraes, Barroso, Fux e Cármen. Mendonça, no entanto, abriu uma divergência parcial. Ao todo, Fachin condenou Collor a mais de 33 anos de prisão.

Até aqui, Kassio Nunes Marques é o único a divergir por completo e votar pela absolvição dos réus.

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, Collor teria recebido 29,9 milhões de reais em propina entre 2010 e 2014, em razão de contratos de troca de bandeira de postos de combustível celebrados com a BR Distribuidora.

“O conjunto probatório produzido nestes autos e já exaustivamente analisado no decorrer deste voto é apto a dar suporte à narrativa acusatória exposta na denúncia, no sentido de que os acusados, de fato, integravam grupo organizado destinado à prática de crimes no âmbito da BR Distribuidora S/A, por meio dos quais auferiram vantagem indevida de natureza pecuniária”, argumentou Fachin.

O relator também votou pela condenação de outros dois réus na ação: Luis Pereira Duarte de Amorim, a mais de 8 ano de prisão, e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, a mais de 16 anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo