CartaExpressa

Stédile diz que ocupação de áreas da Embrapa pelo MST foi ‘um equívoco’

O líder do MST reforçou que defenderá o governo Lula dos ‘inimigos’, mas ressaltou a independência do movimento

Brasília (DF) 15/08/2023 Depoimento do líder do MST, João Pedro Stédile, na CPI da Câmara que investiga a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (CPI do MST) Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O líder nacional do MST, João Pedro Stédile, afirmou considerar que a ocupação de áreas da Embrapa em Pernambuco foi “um equívoco” e voltou a destacar que o movimento manterá uma posição de independência do governo Lula (PT).

“Os companheiros não destruíram nada. Eles só entraram na Embrapa para chamar atenção a um problema que existe na região”, explicou Stédile em depoimento à CPI do MST, nesta terça-feira 15. “Cada acampamento tem autonomia no que faz. Concordo, às vezes eles exageram e erram, mas eles têm o direito de decidir.

As ocupações aconteceram em abril e em julho deste ano. De acordo com os sem-terra, as ações tinham o objetivo de pressionar o governo pelo assentamento de 900 famílias que vivem na região.

“Quem vai lá dizer para as famílias acampadas: ‘espere, espere, espere que o governo Lula vai resolver’? Eles têm autonomia, que é o que tenho procurado esclarecer aqui a todo tempo. Cada acampamento tem autonomia no que faz”, prosseguiu Stédile.

Ele ainda afirmou que continuará a se opor publicamente a determinados atos do governo Lula, quando julgar necessário.

“Somos corresponsáveis pelo governo Lula, por termos ajudado a elegê-lo. Defenderemos este governo apenas dos seus inimigos, como latifundiários improdutivos e o mercado financeiro. Mas sempre teremos autonomia.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo