Política

Sob governo Bolsonaro, Brasil abriu mais de 1,6 mil lojas de armas de munição

Até dezembro de 2022, País registrou mais de 3,2 mil registros ativos de armamentos, conforme dados divulgados pelo Exército

Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

Durante os quatro anos da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mais de 1,6 mil novos comércios de armamentos e munições foram abertos no País.

Apenas em 2022, o Exército autorizou o registro de 605 estabelecimentos voltados à atividade. Os dados foram obtidos pelo portal Metrópoles, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Até o fim do ano passado, o Brasil tinha 3.209 lojas autorizadas pelo Exército para comercialização de armas e munições. No entanto, os militares afirmaram não terem a informação de quantos estabelecimentos ainda estavam ativos nos anos anteriores.

Desde que assumiu a Presidência, Bolsonaro assinou inúmeros decretos facilitando acesso a armas de fogo no Brasil e flexibilizou o acesso de armamentos para colecionadores, atiradores e caçadores.

A regulamentação e liberação de comércio de armamentos no Brasil é feita pelo Exército. Empresas interessadas na atividade devem apresentar uma lista de requisitos e medidas para controle de acesso a pessoas no local que guardam os materiais.

Como uma das primeiras medidas de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou os decretos que flexibilizavam o acesso a armamentos, na tentativa de conter o avanço da pauta armamentista defendida por bolsonaristas.

No início de fevereiro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que todas as armas em circulação no Brasil fossem cadastradas na Polícia Federal, retirando o protagonismo do Exército no controle dos armamentos.

No ano passado, as Forças Armadas afirmaram que não tinham registro de quantas armas estavam em circulação nos estados brasileiros.

Nos primeiros 18 dias da nova legislatura da Câmara dos Deputados, 15 iniciativas foram apresentadas pela base aliada do ex-capitão para derrubar a revogação dos decretos que permitiam a compra de armamentos por civis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar