Justiça

Silveira alega que tornozeleira adquiriu ‘vida própria’ e pede ao STF a troca do equipamento

A defesa do deputado de extrema-direita menciona ‘ruídos estranhos’ na petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes

O deputado bolsonarista Daniel Silveira. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O advogado do deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ) acionou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para solicitar a troca da tornozeleira eletrônica instalada no bolsonarista na última quinta-feira 31. O motivo: o equipamento teria adquirido “vida própria”.

Silveira chegou a ser preso em fevereiro do ano passado, após veicular um vídeo com ataques aos ministros do STF, mas foi solto com o estabelecimento de medidas cautelares, como a de não manter contato com outros investigados por atos antidemocráticos e não participar de eventos públicos.

Por descumprir algumas dessas cautelares, Moraes determinou a instalação de tornozeleira eletrônica no bolsonarista. Ele é réu em uma ação penal no STF por ataques aos ministros da Corte.

“Há indubitável desconfiança da Defesa de que o equipamento tenha adquirido ‘vida própria’, em razão de relatos do parlamentar de ‘ruídos estranhos’ contínuos, além de esporádicas “vibrações” sem qualquer nexo ou causa, comparando-se ao equipamento anteriormente utilizado, entre 14/03/2021 a 10/08/2021”, disse ao STF o advogado Paulo Faria.

A defesa também alega haver “suspeitas de manipulação do equipamento”.

“Surgiram então dúvidas quanto à integridade e confiabilidade do aludido equipamento, eis que, em tese, ‘POSSA TER SOFRIDO ALGUM TIPO DE MANUSEIO ELETRÔNICO’, tipo ‘escuta’ embutida, ou outra forma não prevista em lei, desconhecido da defesa e do próprio monitorado, chegando à conclusão de que o mesmo não esteja adequado para o fim ao qual está designado.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo