Política

Sergio Moro fará pronunciamento após exoneração do diretor-geral da PF

A fala do ministro está marcada para acontecer às 11h desta sexta-feira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. (Foto: Isaac Amorim/MJSP)
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, decidiu marcar uma coletiva de imprensa para essa sexta-feira, às 11h. O pronunciamento foi confirmado pela assessoria do ministério da Justiça. O chefe da pasta vai falar sobre a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, e sobre sua permanência no governo.

A decisão do presidente Jair Bolsonaro em trocar o comando da PF fez Moro cogitar deixar o cargo. Isso porque Valeixo era um nome de sua confiança e foi escolhido pelo ministro quando ele assumiu o comando da Justiça.

Segundo pessoas próximas a Moro, o ministro avisou o presidente que não ficaria no governo com a saída do diretor-geral. Bolsonaro então escalou ministros militares para convencer o ex-juiz da Lava Jato a recuar.

Na avaliação de aliados, Bolsonaro atropelou de vez o ministro ao ter publicado a demissão de Valeixo durante as discussões que ainda ocorrem nos bastidores sobre a troca na PF e sua permanência no governo. Diante desse cenário, crescem as expectativas sobre a saída do ministro ainda nesta sexta.

Desde o ano passado, o presidente tem ameaçado trocar o comando da PF para poder ter controle sobre a atuação da polícia. O ministro foi convidado por Bolsonaro para integrar o governo com a promessa de ser um superministro, tendo total liberdade para escolher sua equipe, mas na prática não foi o que aconteceu.  Desde que assumiu, porém, acumula recuos e derrotas.

O incômodo de Bolsonaro com o trabalho da PF aumentou recentemente por causa dos inquéritos que apuram um suposto esquema de fake news para atacar autoridades, entre elas alguns de seus adversários políticos, e as manifestações pró-golpe militar promovidas por grupos bolsonaristas no último domingo 19 na qual o presidente participou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.