Política
Moro pede demissão e Bolsonaro tenta convencê-lo a ficar, diz jornal
Ex-juiz da Lava Jato aceitou o cargo com a promessa de total liberdade, o que na prática não aconteceu
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, pediu demissão do governo de Jair Bolsonaro. Segundo informou o jornal Folha de S. Paulo, a decisão do ex-juiz da Lava jato aconteceu após o presidente informar que trocaria a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo, homem de confiança de Moro. Por ele ser o ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro, o capitão tenta convencê-lo a ficar.
Desde o ano passado, o presidente tem ameaçado trocar o comando da PF para poder ter controle sobre a atuação da polícia. O ministro foi convidado por Bolsonaro para integrar o governo com a promessa de ser um superministro, tendo total liberdade para escolher sua equipe, mas na prática não foi o que aconteceu. Desde que assumiu, porém, acumula recuos e derrotas.
No ano passado, Bolsonaro já tinha ameaçado trocar o comando da PF. No meio da polêmica, o presidente chegou a citar um delegado que assumiria a chefia do Rio, mas foi rebatido pela Polícia Federal, que divulgou outro nome, o de Carlos Henrique de Oliveira, da confiança da atual gestão. Após meses de turbulência, o delegado assumiu o cargo de superintendente, em dezembro.
Moro ficou nacionalmente conhecido após comandar a operação Lava Jato e ser o juiz que julgou e determinou a prisão do ex-presidente Lula.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moro é mais perigoso para a democracia do que Bolsonaro, diz delegado
Por Giovanna Galvani
Moro e milicianos: unidos para um projeto
Por Gustavo Freire Barbosa
Moro deixa miliciano ligado a Flávio Bolsonaro fora da lista de procurados
Por CartaCapital


