Política

Sérgio Camargo ameaça processar Benedita da Silva por racismo

Presidente da Fundação Palmares foi chamado de ‘capitão do mato’ pela candidata do PT à Prefeitura do Rio

A deputada federal e candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT-RJ). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, afirmou que pode levar à Justiça a deputada federal e candidata do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, por injúria racial. Ele publicou a declaração nas redes sociais nesta quinta-feira 1.

 

Camargo se queixou por ter sido chamado de “capitão do mato” por Benedita. A parlamentar usou a expressão em vídeo publicado na internet, após ter sido retirada da lista de personalidades negras da Fundação Palmares.

“Benedita da Silva me chama de ‘Capitão do Mato’, expressão que, no entendimento da Justiça, configura injúria racial. Há precedente. Ciro Gomes foi condenado por usar o mesmo insulto racista contra Fernando Holiday”, disse.

“Levarei as declarações da deputada à análise do meu advogado”, escreveu Camargo.

A deputada havia usado a mesma expressão contra Camargo em uma publicação de 28 de junho, com críticas às declarações do presidente da Fundação sobre o movimento negro. Camargo também usou a ocasião para acusá-la de racismo.

“Racismo é crime e quem o comete não deve ser homenageado na lista de Personalidades Negras da Fundação Cultural Palmares”, escreveu ele. “Não há espaço para racistas na galeria de personalidades negras na Fundação Cultural Palmares.”

Ciro Gomes chamou o vereador Fernando Holiday (DEM-SP) de “capitãozinho do mato” durante uma entrevista à rádio Jovem Pan, em junho de 2018.

No caso, o ex-governador do Ceará pelo PDT também havia acrescentado que “a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão-do-mato no passado”. Em janeiro deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) obrigou Ciro Gomes a indenizar o vereador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo