Política

Benedita da Silva é retirada da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares

Candidata do PT no RJ aponta interferência de Jair Bolsonaro no cenário eleitoral carioca

Foto: Wagner da Silva
Apoie Siga-nos no

A candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PT, a deputada federal Benedita da Silva, foi retirada nesta quarta-feira 30 da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares.


O anúncio foi feito, via Twitter, pelo presidente da instituição, Sérgio Camargo. “Benedita responde pelo crime de improbidade administrativa e seus bens foram bloqueados pela Justiça. O preto, o pobre e o favelado são as maiores vítimas da corrupção”, afirmou.

A campanha de Benedita afirmou, por meio de nota enviada à reportagem, que a medida é uma interferência do presidente Jair Bolsonaro no cenário eleitoral carioca e que vai recorrer à Justiça pelo suposto crime de racismo e por interferência indevida do Poder Executivo Federal no processo eleitoral do Rio de Janeiro.

“Com 40 anos de vida pública, a deputada Benedita da Silva já foi vereadora, deputada, senadora, secretária, governadora e ministra, sem jamais ter sido condenada sequer em primeira instância”, diz a nota.

Em vídeo divulgado em seu perfil no Twitter, Benedita chamou Sérgio Carmargo de “capitão do mato”. “O mesmo serviçal de Bolsonaro já havia excluído da galeria da Fundação Palmares heróis como Zumbi dos Palmares e Nelson Mandela”, diz ela.

https://twitter.com/dasilvabenedita/status/1311498775995744256?s=21

Ataques racistas

Desde que se lançou candidata à Prefeitura do Rio pelo PT, Benedita da Silva vem sofrendo ataques em suas redes sociais, muitos de cunho racista. Nesta quarta, no entanto, os ataques se intensificaram.

“A reação dos racistas coincide com a apresentação de um projeto de lei, de autoria da deputada Benedita da Silva, que reserva para os negros 20% das vagas nas ações financiadas com recursos públicos em parceria com organizações não governamentais”, diz a campanha da petista. “Assim como fez recentemente ao ser atacada de maneira racista por um elemento radicado em Belém do Pará, deputada Benedita da Silva vai à Justiça para denunciar os crimes de racismo e para que sejam reparados os danos causados”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo