Política

Senadores do MDB se reúnem com Temer em São Paulo para defender apoio a Lula

‘Tomamos a decisão de apoiar Lula comprometidos com o projeto de Brasil que queremos’, defende Eduardo Braga, do Amazonas

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Um grupo de senadores do MDB entusiastas de uma aliança com Lula (PT) já no primeiro turno da eleição se reúne, nesta terça-feira 19, em São Paulo, com o ex-presidente Michel Temer.

A comandarem a comitiva aparecem Eduardo Braga, do Amazonas, e Renan Calheiros, de Alagoas. O encontro acontece um dia depois de lideranças emedebistas de 11 estados declararem apoio ao ex-presidente durante uma reunião em São Paulo.

Nacionalmente, porém, o MDB continua a bancar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet ao Palácio do Planalto. Ela, a propósito, não assiste indiferente à pressão de alas do partido pelo endosso a Lula. O MDB divulgou nesta terça uma nota, assinada por dirigentes em 19 estados, na qual reitera o nome de Tebet para a disputa.

“Tomamos a decisão de apoiar Lula comprometidos com o projeto de Brasil que queremos, o fortalecimento da democracia, a retomada do crescimento, emprego, renda e da Justiça social de que este País precisa para que nós possamos ter a solidariedade e o enfrentamento da fome”, disse Eduardo Braga a CartaCapital nesta terça, horas antes do encontro com Temer.

Seis anos após a derrubada de Dilma Rousseff, Temer e o PT não restabeleceram qualquer diálogo com o objetivo de construir uma aliança no primeiro turno. O ex-presidente sequer se manifesta de forma decisiva sobre o candidato a merecer seu apoio em um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro.

Na reunião de terça, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou respeitar a candidatura de Tebet, mas ressaltou a importância de se aproximar de alas do MDB.

“Essa decisão é muito importante não só para a candidatura do presidente Lula, como para a democracia brasileira e para esse processo que estamos vivendo, que é muito diferente de todos os outros processos eleitorais que nós já vivemos no Brasil”, discursou. “Essa união de forças que acredita e luta pela democracia é fundamental para enfrentarmos esse momento.”

As lideranças presentes no encontro de terça representavam Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo e Rio. Líderes de Rio Grande do Norte e Pará também já declararam apoio a Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo