Justiça

Senado faz a última sessão de debate e prepara votação da PEC que turbina salários de juízes

Para seguir à Câmara, a proposta precisará de pelo menos 49 votos de senadores em cada um dos dois turnos de análise

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concede entrevista coletiva para falar sobre a atividade legislativa. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O plenário do Senado promoverá na próxima quarta-feira 8 a quinta e última sessão de discussão da PEC que turbina os salários de juízes e promotores, entre outras categorias. Ao fim dessa audiência, a Casa já poderá votar a proposta em primeiro turno.

Apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a matéria já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e define que o benefício não estará sujeito ao teto constitucional.

A proposta, conhecida como PEC do Quinquênio, foi ampliada durante a tramitação na CCJ e passou a garantir um reajuste salarial de 5% a cada cinco anos de serviço para integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público; membros da Advocacia Pública da União, dos estados e do Distrito Federal; integrantes da Defensoria Pública; delegados; e ministros e conselheiros de Tribunais de Contas.

Para seguir à Câmara dos Deputados, a PEC precisará de pelo menos 49 votos de senadores em cada um dos dois turnos de análise no plenário.

Um parecer da consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado apontou que a medida custaria até 82 bilhões de reais entre 2024 e 2026. No caso da União, caso a proposta já valesse para este ano, o impacto poderia ser de 5 bilhões de reais.

Pacheco, por sua vez, contesta a projeção e condiciona a eventual promulgação da PEC à aprovação de um projeto de lei para combater os chamados supersalários no funcionalismo público – aqueles que driblam o teto constitucional, de 44 mil reais mensais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo