Política

Senado aprova texto da PL das Fake News

Após a análise dos senadores, matéria segue para a Câmara dos Deputados

O senador, Davi Alcolumbre (DEM-AP), autor da PEC das Embaixadas - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira 30, o texto-base do projeto voltado para conter a disseminação de informações falsas na internet, a PL das Fake News. O texto contou com 44 votos favoráveis e 32 contrários, com 2 abstenções. Após a análise dos senadores, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

A proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e tem autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Uma nova versão foi apresentada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), que é presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura proliferação de fake news nas redes.

O projeto é polêmico entre especialistas. Para entidades, há necessidade e urgência da regulação do tema, mas o texto de Angelo Coronel oferece sérios riscos à liberdade de expressão e à privacidade dos usuários.

Nas redes sociais, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), comemorou. Para o senador, o projeto aprovado vai “garantir a transparência nas redes sociais e o combate às notícias falsas na internet”.

“A nova Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet é imprescindível para a proteção da vida de todos os brasileiros. Precisamos entender esse universo e reconhecer que liberdade de expressão não pode ser confundida com agressão, violência ou ameaça”, afirmou.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar