Justiça

Senado aprova mais 2 anos para Paulo Gonet no comando da PGR

Indicado por Lula, o procurador-geral recebeu 45 votos favoráveis e 26 contrários no plenário

Senado aprova mais 2 anos para Paulo Gonet no comando da PGR
Senado aprova mais 2 anos para Paulo Gonet no comando da PGR
O procurador-geral da República, Paulo Gonet. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira 12, por 45 votos favoráveis a 26 contrários, a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República para um novo mandato de dois anos. Eram necessários pelo menos 41 votos para chancelar o novo mandato.

A votação ocorreu horas após a sabatina e a aprovação da indicação na Comissão de Constituição e Justiça — o placar no colegiado foi de 17 votos a 10.

Indicado pelo presidente Lula (PT), Gonet permanecerá à frente da Procuradoria-Geral da República até 2027. Ele ocupa o posto desde dezembro de 2023, quando assumiu pela primeira vez a chefia do Ministério Público Federal.

Durante a sabatina na CCJ, o procurador-geral defendeu a atuação técnica e apartidária do órgão e afirmou que a instituição “não tem bandeiras partidárias” nem apresenta “denúncias precipitadas”.

Gonet também declarou que sua gestão se baseia na “racionalidade jurídica” e criticou o que chamou de “busca por aplausos transitórios” por autoridades públicas. “A legitimidade do procurador-geral da República não se mede pela satisfação das maiorias ocasionais, mas pela qualidade jurídica de seus posicionamentos.”

O procurador também foi questionado sobre temas sensíveis, como a anistia aos golpistas de 8 de Janeiro de 2023. Gonet reconheceu que a decisão cabe ao Congresso Nacional, mas observou que o tema “envolve polêmica do ponto de vista jurídico” e pode ser alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal. Em manifestação anterior, ele já havia afirmado que o perdão a crimes contra o Estado Democrático de Direito não tem respaldo constitucional.

A recondução ocorre em meio a resistências de parte da oposição, especialmente entre senadores ligados a Jair Bolsonaro (PL). Gonet foi responsável por apresentar a denúncia que levou à condenação do ex-presidente e outros investigados por tentativa de golpe de Estado. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo