Política

Sem surpresas, João Campos é reeleito em Recife

Carismático e bem humorado, o prefeito subverte as regras do marketing político tradicional e mescla a divulgação de suas realizações com linguagem descontraída da internet

Sem surpresas, João Campos é reeleito em Recife
Sem surpresas, João Campos é reeleito em Recife
João Campos (PSB) prefeito do Recife. Foto: PSB/Divulgação
Apoie Siga-nos no

João Campos (PSB), atual prefeito de Recife, garantiu neste domingo 6 sua reeleição nas eleições municipais de 2024, consolidando sua liderança na capital pernambucana, com 78,11% dos votos.

Aos 30 anos, o filho de Eduardo Campos reafirma seu protagonismo político, traçando um caminho que teve início em 2016, quando assumiu a chefia de gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB), repetindo o papel que seu pai desempenhou entre 1987 e 1990.

Em 2018, Campos teve a maior votação do estado de Pernambuco para o cargo de deputado federal, com 460 mil votos válidos. Em 2020, o então candidato obteve votação expressiva com 56,27% dos votos válidos nas eleições municipais para a prefeitura de Recife, vencendo a disputa  contra Marília Arraes, sua prima.

Como prefeito, Campos ganhou notoriedade pela forte presença nas redes sociais. Com persona de influencer, seu perfil pessoal saltou de 600 mil seguidores para 2,4 milhões, enquanto o perfil da sua prefeitura não chega a 500 mil.

Carismático e bem humorado, o prefeito subverte as regras do marketing político tradicional e mescla a divulgação de suas realizações com linguagem descontraída da internet. São popularíssimos no TikTok, por exemplo, vídeos seus dançando o brega funk recifense, ou platinando os cabelos para curtir o carnaval.

Durante seus quatro anos de mandato, João Campos manteve altos índices de aprovação, chegando a ultrapassar 80% nas últimas pesquisas Datafolha, o que o colocou entre os três prefeitos mais bem avaliados do Brasil. Entre seus principais projetos de gestão, destacou-se o foco no desenvolvimento urbano e na inclusão social, com investimentos voltados para a melhoria da segurança e da infraestrutura da Orla de Recife, uma área de grande importância turística.

Outro destaque de sua gestão foi o aumento de 70% no número de vagas em creches, viabilizado por meio de parcerias público-privadas que permitiram a construção e revitalização de novas unidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo