Política
Sem surpresas, João Campos é reeleito em Recife
Carismático e bem humorado, o prefeito subverte as regras do marketing político tradicional e mescla a divulgação de suas realizações com linguagem descontraída da internet


João Campos (PSB), atual prefeito de Recife, garantiu neste domingo 6 sua reeleição nas eleições municipais de 2024, consolidando sua liderança na capital pernambucana, com 78,11% dos votos.
Aos 30 anos, o filho de Eduardo Campos reafirma seu protagonismo político, traçando um caminho que teve início em 2016, quando assumiu a chefia de gabinete do então governador Paulo Câmara (PSB), repetindo o papel que seu pai desempenhou entre 1987 e 1990.
Em 2018, Campos teve a maior votação do estado de Pernambuco para o cargo de deputado federal, com 460 mil votos válidos. Em 2020, o então candidato obteve votação expressiva com 56,27% dos votos válidos nas eleições municipais para a prefeitura de Recife, vencendo a disputa contra Marília Arraes, sua prima.
Como prefeito, Campos ganhou notoriedade pela forte presença nas redes sociais. Com persona de influencer, seu perfil pessoal saltou de 600 mil seguidores para 2,4 milhões, enquanto o perfil da sua prefeitura não chega a 500 mil.
Carismático e bem humorado, o prefeito subverte as regras do marketing político tradicional e mescla a divulgação de suas realizações com linguagem descontraída da internet. São popularíssimos no TikTok, por exemplo, vídeos seus dançando o brega funk recifense, ou platinando os cabelos para curtir o carnaval.
Durante seus quatro anos de mandato, João Campos manteve altos índices de aprovação, chegando a ultrapassar 80% nas últimas pesquisas Datafolha, o que o colocou entre os três prefeitos mais bem avaliados do Brasil. Entre seus principais projetos de gestão, destacou-se o foco no desenvolvimento urbano e na inclusão social, com investimentos voltados para a melhoria da segurança e da infraestrutura da Orla de Recife, uma área de grande importância turística.
Outro destaque de sua gestão foi o aumento de 70% no número de vagas em creches, viabilizado por meio de parcerias público-privadas que permitiram a construção e revitalização de novas unidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Veja os resultados das eleições para prefeito em todas as capitais
Por CartaCapital
São Luís tem Eduardo Braide reeleito com ampla margem em primeiro turno
Por CartaCapital
Palmas: Janad Valcari e Eduardo Siqueira Campos disputam segundo turno
Por CartaCapital
Manaus: David Almeida e Capitão Alberto Neto vão ao segundo turno
Por CartaCapital
Lorenzo Pazolini (Republicanos) é reeleito em primeiro turno em Vitória
Por CartaCapital
Porto Velho: Segundo turno será entre Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos)
Por CartaCapital