Justiça

‘Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia’, diz Lula

Em encontro com comunicadores e ativistas em Belo Horizonte, o presidente voltou a demonstrar preocupação com avanço da oposição

‘Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia’, diz Lula
‘Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia’, diz Lula
O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) voltou a se manifestar, nesta quarta-feira 4, contra a possibilidade de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Em conversa com comunicadores e ativistas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), o petista alertou que, caso o tema chegue ao plenário do Congresso, há risco de aprovação.

Lula reconheceu que o Legislativo tem garantido avanços importantes a seu governo, mas destacou a força persistente da extrema-direita no Parlamento.

“Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia”, disse o presidente. “O Congresso não é eleito pela periferia. Eles têm ajudado o governo, mas a extrema-direita é muito forte lá ainda.”

A declaração ocorre em meio a movimentações na Câmara dos Deputados em prol de um amplo projeto de anistia, que poderia beneficiar inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No Senado, contudo, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), costura uma proposta alternativa, mais restrito, para réus de menor relevância, deixando de fora os organizadores e financiadores da intentona.

Lula desembarcou em Belo Horizonte para lançar o programa Gás do Povo, programa que distribuirá botijão de gás para até 15 milhões de famílias e pode custar até 6 bilhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo