Política

Salles volta a defender que medidas ambientais sejam aprovadas na pandemia

Em entrevista ao UOL, o ministro do Meio Ambiente acredita que as mudanças podem ser mais ‘serenas’ sem a atenção da imprensa

Foto: Marcos Correa/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a defender que medidas ambientes sejam aprovadas enquanto a imprensa foca na cobertura da pandemia do coronavírus. “Neste momento, o que eu disse na reunião, quando há menos tensão e mais atenção à covid-19, você pode fazer essas mudanças de forma serena, mais equilibrada”, afirmou em entrevista ao UOL.

Na reunião ministral do dia 22 de abril, divulgada pelo STF, Salles sugeriu que o governo aproveitasse o foco da cobertura de imprensa ao coronavírus para “passar a boiada” e mudar normas ambientais.

O ministro justificou que não quis dizer que a pandemia seria uma “oportunidade” para modificar normas, mas que o foco da imprensa na covid-19 poderia evitar o que ele chama de “polêmicas”. “Eu não disse que pandemia é uma oportunidade. O que eu disse é que a forma como a imprensa tem feito a cobertura… Não tenho problema nenhuma sobre a cobertura da imprensa. Mas o volume de crítica, o nível de manipulação, isso atrapalha enormemente. Não é cobertura justa. É militância. E isso atrapalha muito”, criticou.

“O que temos observado nos últimos tempos: a cobertura da imprensa, que é democrática e não incomoda, mas tem uma cobertura ativista, que desinforma a sociedade. Não é verdade que somos insensíveis. O que eu falei ali é que seria hora efetivamente de revisar as regras normativas”, acrescentou.

Embora Salles tente justificá-la, a frase dita na reunião (veja acima) teve repercussão negativa no exterior, sobretudo dentre personalidades ligadas às pautas de defesa do meio ambiente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo