Política

Rosa Weber rejeita pedido para devolver Paulo Dantas ao cargo de governador de Alagoas

Na última quinta-feira 13, a Corte Especial do STJ decidiu confirmar o afastamento do emedebista

O governador de Alagoas, Paulo Dantas. Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas
Apoie Siga-nos no

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, negou nesta terça-feira 18 um pedido para anular o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

Na última quinta-feira 13, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu confirmar o afastamento de Dantas. Ele é investigado por participar de um suposto esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas em seus tempos de deputado estadual.

A suposta irregularidade envolveria desvios de até 54 milhões de reais a partir de “saques em espécie” por meio de “servidores fantasmas”. O emedebista nega qualquer irregularidade.

Dantas assumiu o governo de Alagoas em maio deste ano, quando o então governador, Renan Filho (MDB), deixou o posto para disputar uma vaga no Senado. Apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ex-presidente Lula (PT), Dantas busca a reeleição no segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Conforme a decisão de Rosa Weber, o tipo de ação apresentado pelo estado de Alagoas ao STF não é adequado.

A magistrada afirmou que se acolhesse o pedido, “restabelecendo-se o pleno e efetivo exercício do cargo de governador do estado a Paulo Dantas, cargo de que, nos termos da decisão da Ministra Laurita Vaz, supostamente se utilizou para a prática de ilícitos penais em face da Administração Pública, em risco restariam o patrimônio público e a moralidade administrativa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo