Política

Romário lidera disputa pelo Senado no Rio e Molon é o segundo colocado, mostra Quaest

De acordo com a pesquisa, o ex-jogador tem 37% das intenções de voto, ante 13% do pessebista

Fotos: Agência Senado; e Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O senador Romário (PL) deve garantir mais oito anos ocupando a vaga pelo Rio de Janeiro. O ex-jogador tem, segundo a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta, 37% das intenções de voto. Alessandro Molon (PSB), que está em segundo lugar, tem apenas 13%.

Ainda mais distantes estão Cabo Daciolo (PDT) e Clarissa Garotinho (União Brasil). Eles têm 9% das intenções de voto, segundo a pesquisa. Há ainda 4% de menções a André Ceciliano (PT) e 1% para Helvio Costa (DC) e Itagiba (Avante). Nenhum outro candidato pontua neste levantamento.

Na pesquisa, é possível notar ainda que Romário cresceu 7 pontos percentuais em apenas um mês. Molon, por sua vez, tem 3 a mais do que tinha em agosto, mesma oscilação de Clarissa Garotinho. Daciolo foi o único a oscilar negativamente, de 10% para os atuais 9%. Neste período, Ceciliano se manteve no exato mesmo patamar.

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a Quaest consultou presencialmente 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa foi registrado na Justiça Eleitoral como RJ-06349/2022 e BR-01798/2022.

O levantamento monitorou ainda o desempenho dos candidatos ao governo. Neste caso, quem lidera é Cláudio Castro (PL). O atual governador tem, segundo a Quaest, 31% dos votos, 10 pontos a mais do que Marcelo Freixo (PSB), seu principal adversário na disputa.

Já no cenário nacional observado pela pesquisa, Lula e Bolsonaro estão em um empate técnico. O petista tem 36%, 4 a menos do que o ex-capitão, que passou a liderar numericamente a corrida no estado que é o seu berço político apenas neste mês.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo