Política

Quaest: Castro abre 10 pontos de vantagem sobre Freixo no Rio

Em julho, os dois políticos tinham um empate técnico

Cláudio Castro e Marcelo Freixo: Fotos: Divulgação/Governo do Rio e Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova pesquisa da consultoria Quaest com eleitores do Rio de Janeiro mostra que Cláudio Castro (PL) abriu 10 pontos de vantagem sobre Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo do estado. O atual chefe do Executivo fluminense soma 31% das intenções de voto, ante 21% do pessebista. Em julho, os dois políticos tinham um empate técnico.

Segundo a pesquisa divulgada nesta quinta-feira 15, Castro saltou 6 pontos percentuais entre agosto e setembro. Ele tinha, no levantamento anterior, 25%. Freixo, por sua vez, oscilou positivamente no mesmo período. Ele somava naquela ocasião 19%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais.

Quem soma o maior percentual para além de Castro e Freixo é Rodrigo Neves (PDT). O ex-prefeito de Niterói tem a seu favor 7% da preferência do eleitorado fluminense. Em seguida aparecem Cyro Garcia (PSTU), com 4%.

Há ainda, segundo a Quaest, três candidatos com 2% e dois com 1%. Integram o primeiro grupo o ex-governador Wilson Witzel (PMB), que ainda briga na Justiça para concorrer ao cargo, Juliete (UP) e Paulo Ganime (Novo). No segundo grupo quem aparece é Eduardo Serra (PCB) e Luiz Eugênio (PCO), que também teve sua candidatura indeferida, mas aguarda recurso.

Segundo turno

Em caso de segundo turno, Castro venceria nos dois cenários em que seu nome é monitorado. Contra Freixo, o atual governador tem 42%, enquanto o deputado soma 34%. Há um mês, os percentuais nesta disputa eram de 36% para Castro e 32% para Freixo.

Ainda segundo a Quaest, o atual governador tem uma vantagem ainda maior em uma disputa com Rodrigo Neves. Marcam voto para Castro 43% dos eleitores, enquanto só 24% indicam a opção pelo pedetista.

No último cenário monitorado pela consultoria, Freixo aparece na frente de Neves com 33% a 29%.

O que explica a vantagem de Castro

Segundo o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, o crescimento da vantagem de Castro sobre Freixo pode ser explicado pela melhora na avaliação do mandato do atual governador.

“O aumento na distância entre Castro e Freixo no último mês está associado à melhora na imagem do governo estadual. Subiu de 26% para 29% avaliação ótima/boa, enquanto caiu de 25% para 19% a avaliação ruim/péssima do governo”, destaca o pesquisador.

Com a melhora, a confiança de que Castro seria merecedor de uma segunda chance cresceu. Em julho, quando ele estava empatado com Freixo, 49% dos eleitores marcavam essa opção. Atualmente o volume de apoiadores dessa ideia é de 54%.

“Esse sentimento é decisivo para predizer comportamento eleitoral nos dias de hoje e ajuda a explicar a vantagem que o incumbente abriu”, completa Nunes.

“Também colaborou para esse crescimento de Castro a associação com Bolsonaro. Mais da metade dos eleitores que votam em Bolsonaro passaram a votar em Claudio para governador. Enquanto apenas 35% do eleitor do Lula vota em Freixo”, destaca ainda o pesquisador.

Com o apoio de Lula a Freixo e de Bolsonaro a Castro o cenário monitorado fica em 40% de intenções de voto para Castro e 34% para Freixo. Neves com o apoio de Ciro Gomes vai a 11%.

A pesquisa

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a Quaest ouviu 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa foi registrado na Justiça Eleitoral como RJ-06349/2022 e BR-01798/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo