Política

Roberto Alvim lamenta crítica de Olavo de Carvalho: “Fiquei chateado”

Antes de ser demitido por Bolsonaro, a preocupação de Alvim era recuperar a confiança do guru

O ex-secretário especial de Cultura, Roberto Alvim. Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania
Apoie Siga-nos no

A demissão de Roberto Alvim, secretário de Cultura que publicou um vídeo com estética e falas similares às utilizadas no discurso nazifascista, repercutiu negativamente até mesmo parte da extrema-direita alinhada ao presidente Bolsonaro. Entre eles, está o guru e astrólogo Olavo de Carvalho – e foi uma posição dele que atingiu Alvim de maneira mais impactante.

“A única coisa que me entristeceu disso tudo, e falo pra vocês do fundo do meu coração e não conversei com ele ainda, foi essa frase do professor Olavo… um mestre pra mim, uma pessoa que me ajudou muito com os seus escritos”, disse o ex-secretário em uma entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta sexta-feira 17.

Ele ainda não havia sido demitido, mas a repercussão do ocorrido já vinha tomando proporções maiores desde a noite da quinta-feira, quando o vídeo foi publicado. Olavo, por sua vez, comentou ainda pela madrugada que “o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça”.

É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos.

Posted by Olavo de Carvalho on Thursday, January 16, 2020

Alvim ainda continuou, em um tom tristonho, e afirmou que mostraria a Olavo de Carvalho o quanto que ele estava em pleno exercício de suas capacidades mentais ao parafrasear um discurso nazista.

“Bom, eu vou provar pro professor Olavo, que é meu mestre, ao longo dos próximos meses até a estreia desses espetáculos todos que vão começar a estreias a partir de setembro, vou provar pra ele que estou bem de cabeça, estou são”, disse, ao vivo, na entrevista aos jornalistas.

Roberto Alvim argumentou que as colocações foram coincidências “infelizes” e reiterou que não era nazista. Depois de negar as relações entre sua fala e o discurso de Joseph Goebbels, porém, Alvim foi às redes sociais afirmar que a frase, mesmo sendo de um nazista, não tinha nada de errado.

“[…] a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo é o que queremos ver na Arte nacional”, escreveu o ex-secretário. No início da tarde, o presidente Jair Bolsonaro o demitiria após chamar o pronunciamento do ex-secretário, com quem tinha feito a tradicional live nas redes sociais na noite da quinta-feira, de “infeliz”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo