Política
RN: Governo federal anuncia pacote de R$ 100 milhões e prevê construção de nova unidade prisional
O ministro da Justiça, Flávio Dino, avaliou que o aporte de recursos permitirá ao estado ampliar a capacidade de respostas das polícias estaduais


O governo federal anunciou, nesta segunda-feira 20, novos investimentos de 100 milhões no estado do Rio Grande do Norte, que entra no sétimo dia de ataques criminosos de facções. Até o domingo 19, a gestão estadual registrou oficialmente 284 ataques.
Os recursos devem apoiar o estado no incremento de ações da segurança pública, e também promover melhorias no sistema penitenciário estadual, conforme anunciou o ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva, da qual participou a governadora Fátima Bezerra.
“Neste ano, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Política Penal, vamos investir 100 milhões de reais no Rio Grande do Norte. Esse recurso será repassado para áreas que foram definidas nesse diálogo com o governo estadual”, disse Dino. “Destaco, a título exemplificativo, que estamos assumindo o custo de três obras para o estado o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), o regimento da cavalaria da Polícia Militar e o Complexo da Polícia Civil”.
Segundo o ministro, os recursos também serão utilizados para a compra de viaturas e armamentos para ampliar o poder de respostas das polícias estaduais.
“Essas despesas serão assumidas pelo governo federal, pela secretaria nacional de segurança pública, o que vai permitir que a senhora governadora dirija esses recursos que iriam para essas obras para a aquisição de viaturas e armamentos imediatamente. Estamos liberando capacidade de investimento do governo estadual”, explicou Dino. “Além disso, vamos investir e destinar imediatamente ao estado viaturas e armamentos, armas longas, carabinas, que vão poder ampliar o poder de resposta das policias estaduais. Parte desses equipamentos já estão comprados e serão entregues ao governo esta semana e na próxima”.
Dino disse ainda que parte dos recursos serão destinados ao sistema penitenciário do estado, para ampliação de vagas e construção de uma nova unidade prisional.
“Esses recursos serão destinados a construção de uma nova unidade e ampliação de vagas nas unidades existentes. Também vão para programas de trabalho, compra de equipamentos como body scan, raio x e tornozeleiras eletrônicas para que com isso nós tenhamos a ampliação da capacidade da secretaria de administração penitenciária”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Flávio Dino vai anunciar recursos para sistema prisional do RN
Por Agência Brasil
MPF pede informações sobre sistema prisional no Rio Grande do Norte
Por Agência Brasil
Pacheco pede a Lula que autorize GLO em meio a onda de violência no Rio Grande do Norte
Por Wendal Carmo