Política

Renata Souza reafirma que será a candidata do PSOL para prefeitura do RJ

Afirmação da deputada veio depois de um abaixo-assinado feito por artistas pedindo que Freixo fosse o nome do partido

Guilherme Boulos, Renata Souza e Marcelo Freixo, do PSOL, na época das eleições 2018. (Foto: Marcelo Freixo/Campanha)
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual Renata Souza reafirmou, neste sábado, que é o nome escolhido pelo PSOL para disputar a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A nota da pré-candidata foi divulgada depois de um abaixo-assinado feito por artistas como Caetano Veloso pedindo para que Marcelo Freixo fosse o nome do partido para a disputa.

“Sou pré-candidata confirmada em Convenção Eleitoral pelo PSOL-RJ. Vou disputar o Rio de Janeiro com esperança, ousadia, firmeza, brilho nos olhos e com a certeza de que venceremos o ódio e a velha política”, disse a carioca.

Ver essa foto no Instagram

“A cabeça pensa onde os pés pisam” Sou Renata Souza, tenho nome e sobrenome. Sou pré-candidata confirmada em Convenção Eleitoral pelo PSOL-RJ. Vou disputar o Rio de Janeiro com esperança, ousadia, firmeza, brilho nos olhos e com a certeza de que venceremos o ódio e a velha política. Nos meus 38 anos de vida pisei no chão da favela. Vivo a vida a partir desse chão, solo que me constituiu e me fez forte em todas as dificuldades. Como a maior parte da população carioca, sobrevivi aos desmandos dos últimos governos, sobrevivi a política de morte e de militarização. E é desse chão que tiro força para seguir. Da força dos quilombos urbanos, dos negros, dos favelados, da força da minha mãe, do meu avô que construiu a rua onde nasci e me criei, de tanta gente que deseja um mundo melhor, mas tem seus sonhos negados e violentados por uma realidade cruel e por uma política desumana. Tenho uma grande responsabilidade nessas eleições: a urgência da luta pela vida. Minha pré-candidatura cumpre um papel com o rosto, o corpo e a disposição de uma mulher preta, feminista, favelada com responsabilidade coletiva. Nossos passos vêm de longe e seguem firmes. Vem com a gente construir um Rio de Gente! 🌻 #RiodeGente #RiodeJaneiro #LuteComUmaPreta

Uma publicação compartilhada por Renata Souza (@renatasouzario) em

Em entrevista ao O Globo, Freixo diz que ficou sabendo pela imprensa do documento, e que só depois recebeu ligações acerca do tema. “Renata é minha candidata. Fui surpreendido com esse movimento hoje (sexta-feira 11). Deixo claro que é um movimento que partiu da sociedade”, disse o parlamentar.

Freixo ficou em 2º lugar nas eleições de 2012 e 2016. Em 2018, foi um dos deputados mais votados pelo Rio de Janeiro e era um dos nomes mais cotados da esquerda para disputar a prefeitura da capital fluminense.

A candidatura de Freixo só não decolou porque ele não conseguiu fazer um acordo entre os partidos progressistas como queria, mas se disse aberto ao diálogo. “Sempre defendi a unidade da esquerda, tanto agora, como para 2022. Se essa unidade for possível, vamos estar sempre abertos a diálogo”, disse.

Questionado se estaria disposto a concorrer à prefeitura da cidade ainda este ano, o deputado federal deixou a possibilidade em aberto.

“Qualquer decisão minha será tomada junto com a Renata e com o partido. Entendo o vazio político que tomou conta do Rio, e acho válido o movimento de diálogo. A unidade do campo progressista é muito importante, independente do nome.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo