Política
Relatório da CPMI do 8 de Janeiro é entregue ao TCU
Documento de mais de três mil páginas pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de 60 pessoas por dezenas de crimes


A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de Janeiro, entregou ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira 25. Com isso, a senadora cumpriu uma agenda de entregas oficiais do relatório aprovado pelo colegiado.
Além do TCU, o documento também foi entregue a Andrei Passos, diretor da Polícia Federal. O relatório de Gama aponta que Bolsonaro seria o principal responsável pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.
O documento de mais de três mil páginas pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de 60 pessoas por dezenas de crimes, entre eles, tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.
“Os fatos aqui relatados demonstram, exaustivamente, que Jair Messias Bolsonaro, então ocupante do cargo de presidente da República, foi autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições, que culminou no dia 8 de Janeiro”, diz o texto.
Elizane Gama recomendou que Bolsonaro seja indiciado pelos seguintes crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.