Política

Reitores avaliam processar Weintraub por fala sobre drogas nas universidades

Andifes diz que irá apurar crime de responsabilidade em relação a acusações sem provas e sem denúncias formais feitas por Abraham Weintraub

Apoie Siga-nos no

Após declaração de Abraham Weintraub afirmando que as universidades federais possuem plantações extensivas de maconha, a Associação Nacional dos Dirigentes de Institutos Federais do Ensino Superior (Andifes) declarou que deve avaliar medidas legais contra o dito pelo ministro.

Para a Andifes, Weintraub “parece nutrir ódio pelas universidades federais brasileiras”. O ministro não apresenta provas de sua afirmação, que foi feita em entrevista ao Jornal da Cidade Online. Também afirmou que drogas sintéticas são fabricadas nos laboratórios das instituições.

“Você pega laboratórios de química – uma faculdade de química não era um centro de doutrinação – desenvolvendo drogas sintéticas, metanfetamina, e a polícia não pode entrar nos campi”, disse.

A associação aponta que outras falas do ministro afrontam sua posição e até mesmo princípios da Constituição – Weintraub afirmou que a autonomia universitária é uma “falácia”, sendo que ela está prevista no artigo 207.

Em relação às acusações que Weintraub fez envolvendo a produção de entorpecentes, a associação afirmou que o ministro utilizou de quaisquer informações relevantes para a difamação, e não para possíveis denúncias de práticas ilegais no ambiente universitário.

Por conta disso, afirmaram que irão “tomar providências jurídicas cabíveis para apurar eventual cometimento de crime de responsabilidade, improbidade, difamação ou prevaricação.”

“As universidades públicas são o berço da produção da ciência e tecnologia do nosso país, são essenciais à soberania nacional, ao desenvolvimento econômico e à formação das nossas futuras gerações. São, enfim, um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser valorizado, cuidado e incentivado”, finaliza a nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo