Política
Rede quer afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Palmares
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, partido moverá ação após Camargo chamar movimento negro de ‘escória maldita’


O partido Rede Sustentabilidade vai pedir o afastamento urgente do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
A decisão da legenda ocorre após o jornal O Estado de S. Paulo revelar um áudio em que Camargo chama o movimento negro de “escória maldita” e de “vagabundos”.
A sigla deve entrar com um mandado de segurança coletivo no tribunal. Além disso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve mover uma nova ação popular contra Camargo na Justiça Federal de Brasília.
Nas redes sociais, Randolfe Rodrigues expressou indignação com as declarações do presidente da Fundação Palmares e o classificou como “criminoso”.
“O que esse criminoso ainda faz à frente da Fundação Palmares? Enquanto o mundo combate o racismo, o Brasil volta aos piores momentos da história da humanidade com essa corja no poder! Não vamos permitir esse absurdo”, escreveu o parlamentar, em sua conta no Twitter.
A Fundação Palmares foi fundada em 1988, como a primeira instituição pública voltada para a promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Entre os principais compromissos da instituição, estão o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra, além do reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente da Fundação Palmares ataca rappers e pede checagem de “vida pregressa”
Por CartaCapital
Presidente da Fundação Palmares critica quarentena: “Maior imbecilidade da história”
Por CartaCapital
Laudo conclui que George Floyd morreu por asfixia
Por AFP