Política

Real Time: Elmano de Freitas se consolida na liderança pelo governo do Ceará

O candidato do PT ultrapassou Capitão Vagner e chegou a 39% das intenções de voto

Continuidade. No Ceará, Elmano de Freitas explora a boa avaliação do governo de Camilo Santana - Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, se consolidou na liderança a dois da eleição, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira 30. O petista tem 39% das intenções de voto contra 32% de Capitão Vagner (União Brasil).

Na sequência, aparece Roberto Cláudio (PDT), com 18%. Os demais candidatos não pontuaram. Há, ainda, 4% que responderam que vão votar nulo ou branco e 7% não souberam responder.

Quando se leva em conta somente os votos válidos, Elmano salta para 44%, o candidato do União Brasil fica com 36% e o pedetista soma 20%.

O instituto ainda monitorou três cenários de segundo turno. Em um deles, Elmano venceria Vagner por 46% x 42%. O petista também derrotaria Cláudio por 43% a 38%. Por fim, o candidato do União Brasil teria 44% contra 38% do pedetista.

Senado

Na disputa pela vaga na Casa Alta, a pesquisa mostra o favoritismo do ex-governador Camilo Santana (PT), que tem 64% das intenções de voto. Kamila Cardoso (Avante) soma 15% e Erika Amorim (PSD) fica com 5%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1000 eleitores por telefone entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento, contratado pela RecordTV, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-03955/2022.

Leia a pesquisa completa:

RTBD_CEARÁ_SET22_300922

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo