Política

Real Time: Candidato do PT no Ceará reverte desvantagem e empata com Capitão Wagner

Quando colocado ao lado de Lula, Elmano de Freitas aparece na liderança e com 10 pontos de vantagem sobre o bolsonarista

Elmano e Capitão Wagner. Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

Elmano de Freitas, candidato do PT ao governo do Ceará, conseguiu reverter uma desvantagem e empatar com o candidato bolsonarista Capitão Wagner (União). Os dados são da nova rodada da pesquisa Real Time Big Data no estado, divulgada nesta sexta-feira 23.

Os dois aparecem agora com 31% das intenções de voto. Roberto Cláudio (PDT) é o terceiro colocado, com 20%.  Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) têm 1% cada.

A pesquisa ainda revela que, com quando associado a Lula, Elmano vira a disputa e passa a liderar. O petista fica com 39% com o apoio do ex-presidente. Wagner soma apenas 29% quando atrelado a Jair Bolsonaro (PL). O apoio de Ciro Gomes (PDT) não faz diferença na pontuação de Cláudio, que soma os mesmos 20% quando associados ao presidenciável.

O levantamento desta sexta mostra ainda que Capitão Wagner é o candidato com a maior rejeição. Ao todo, 47% dos eleitores do Ceará apontam que não votam no bolsonarista sob nenhuma hipótese. Já 41% fazem a mesma menção em relação a Elmano. Roberto Cláudio tem 39% de reprovação a sua candidatura.

Segundo turno

Ainda de acordo com o levantamento, Elmano aparece à frente dos adversários no segundo turno. Contra Wagner, ele tem 45%, ante 42%. Já na disputa com Roberto Cláudio, o percentual é de 42% a 38%. No cenário sem Elmano, o bolsonarista venceria o pedetista por 44% a 37%.

A pesquisa ouviu presencialmente 1.000 eleitores do Ceará entre os dias 21 e 22 de setembro. Os dados têm margem de erro de 3 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela TV Record e está registrado na Justiça Eleitoral como CE-09929/2022. Veja a íntegra:

RTBD_CEARÁ_SET22_2

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo