Política

Raquel Dodge nega que caso Moro possa anular prisão de Lula

Para a procuradora, um elevado grau de incerteza impede que as mensagens entre Moro e procuradores da Lava-Jato sejam usadas como evidências

Apoie Siga-nos no

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se colocou contra o pedido da defesa do ex-presidente Lula para anular ação penal do caso do triplex em Guarujá por conta da atuação do ex-juiz Sérgio Moro. Dodge declarou nesta sexta-feira 21 que é preciso se confirmar a autenticidade dos diálogos, além do fato de que o material foi obtido por meio ilegal.

A retomada do julgamento do caso está marcada para a próxima terça (25), por isso Dodge voltou a se manifestar. Os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia já haviam votado contra o pedido, mas Gilmar Mendes tinha pedido vista.

A defesa de Lula juntou mensagens que teriam sido trocadas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol para afirmar que o juiz não teve imparcialidade com ele e, a partir disso, pediu a anulação do processo e a concessão de  liberdade pro STF.

Dodge entende que as circunstâncias caracterizam “um elevado grau de incerteza” o que impede que as mensagens sejam usadas como evidência para corroborar a alegação de suspeição”. Também afirmou que o vazamento de conversas de procuradores e outras autoridades representa “grave e criminoso atentado contra o Estado e suas instituições, que está sob a devida apuração pelos órgãos competentes”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar