Política

Randolfe Rodrigues anuncia desfiliação da Rede Sustentabilidade

Ainda não há confirmação sobre qual será o destino do senador, que tem mandato até 2026

O líder do governo no Congresso. Randolfe Rodrigues. Foto: Pedro França/Ag.Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues (AP) anunciou, nesta quinta-feira 18, não fazer mais parte do partido Rede Sustentabilidade. A desfiliação foi confirmada em nota pelo parlamentar.

No comunicado, Randolfe não deixa claro os motivos que fizeram com que ele pedisse o desligamento da legenda. Ele diz, porém, que sua decisão tem ‘caráter irrevogável’.

“Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão”, diz o texto. “Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE”.

O rompimento ocorre após uma série de desentendimentos entre o senador e Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente e uma das lideranças fundadoras da sigla. O texto, inclusive, não menciona a ministra e agradece apenas Heloisa Helena, atual porta-voz nacional da Rede, cargo equivalente ao de presidente na estrutura organizacional do partido.

O mais recente conflito entre o senador e a ministra diz respeito ao Ibama. Na quarta-feira o instituto negou a licença à Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas. O projeto era de interesse do parlamentar por afetar a economia do Amapá, seu berço político. Os termos, porém, tinham problemáticas ambientais que colocaram a pasta de Marina contra a liberação. Nas redes, Randolfe protestou e prometer atuar para reverter a decisão:

“A decisão do Ibama contrária à pesquisas na costa do Amapá não ouviu o governo local e nenhum cidadão do meu estado. O povo amapaense quer ter o direito de ser escutado sobre a possível existência e eventual destino de nossas riquezas”, disse.

“Junto a todas as instâncias do governo federal, reuniremos todos aqueles que querem o desenvolvimento sustentável do Amapá, para de forma técnica, legal e responsável lutarmos contra essa decisão”, acrescentou horas antes de anunciar a desfiliação.

Ainda não há confirmação sobre qual será o destino do senador, que tem mandato até 2026. Ele é, atualmente, líder do governo Lula no Congresso Nacional e vice-líder do governo no Senado. Nos bastidores há a rumores de que ele pode se filiar ao PSB ou até mesmo ir para o PT. Ele era o único senador da Rede na atual legislatura.

Leia a íntegra da nota de desfiliação:

Companheiros e companheiras da REDE SUSTENTABILIDADE:

Nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática. A Democracia, há muito conquistada, esteve sob real ameaça.

Neste período, nas ruas, nas instituições e em especial no Parlamento, o nosso partido esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo, e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação. Me honrará para sempre ter sido parte desta jornada épica.

Agradeço o companheirismo e o convívio deste período, em especial levo para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre me inspirará.

Minhas palavras trazem, sobretudo, gratidão. Tenho a certeza que continuaremos juntos, nas lutas por democracia, justiça e na construção de uma sociedade livre da fome e da opressão.

Dito isso peço, em caráter irrevogável, a minha desfiliação da REDE SUSTENTABILIDADE.

Randolfe Rodrigues

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo