Política

Randolfe pede ao MP que apure conduta de Bolsonaro com jornalistas em Roma

Profissionais de imprensa foram agredidos e intimidados

O senador Randolfe Rodrigues (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues requisitou, nesta segunda-feira 1, que o Ministério Público Federal abre investigação para apurar a conduta do presidente Jair Bolsonaro com jornalistas durante viagem a Itália. 

“Solicitamos a Vossa Excelência… que abra inquérito para investigar as responsabilidades criminais dos envolvidos e proceda ao ajuizamento de Ação Civil Pública por dano moral coletivo e ameaça à liberdade de imprensa, com aplicação de multa, bem como à correspondente ação penal, em razão do comportamento de Jair Bolsonaro, Presidente da República, em relação aos fatos narrados na presente representação”, diz trecho do pedido.

Jornalistas de diversos veículos declararam terem sido intimidados por apoiadores do presidente e agredidos pela polícia italiana e seguranças que fazem a escolta presidencial na visita à Itália. 

No domingo 31 e na segunda-feira 1, ações contra a atividade da imprensa foram relatados. 

As violações aconteceram após a reação belicosa do presidente Bolsonaro com os profissionais que se concentravam em frente à embaixada brasileira em Roma, no domingo. 

Durante um passeio, jornalistas se aproximaram do presidente para fazer perguntas e foram afastados de maneira violenta. 

O correspondente da Globo, Leonardo Monteiro, questionou Bolsonaro sobre o motivo de o presidente não ter comparecido aos eventos do G20 na manhã deste domingo.

“É a Globo? Você não tem vergonha na cara…”, disse Bolsonaro.

Em seguida, Monteiro recebeu um soco no estômago de um segurança e foi empurrado com violência.

O jornalista Jamil Chade, do UOL, começou a filmar a violência contra os jornalistas. Nesse momento, um segurança o empurrou, agarrou seu braço para torcê-lo e levou seu celular. Logo depois, jogou o aparelho num dos cantos da rua, segundo o relato do jornalista.

Chade também questionou Bolsonaro por qual motivo ele não irá para a Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, Escócia. O presidente respondeu: “Não te devo satisfação”.

Antes mesmo do início do tumulto, uma assistente da Globo que esperava para gravar imagens do presidente sofreu intimidação e foi alvo de gritos de “infiltrada” por apoiadores do presidente.

Assim como Randolfe, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos também criticou a conduta do presidente. Ele disse que “jornalismo é perguntar. [E] perguntar o que políticos não querem responder é ainda mais jornalismo”.

Segundo Ramos, é “dever” do presidente responder, “não responder ou agredir é atitude dos que pretendem a tirania”. 

O vice-presidente da Câmara dos Deputados finalizou sua mensagem em rede social prestando “solidariedade aos jornalistas agredidos”.

Randolfe comparou o episódio à censura no pedido ao MP. O parlamentar disse que esse tipo de atitude “Restringe a informação, limita o acesso ao conhecimento, obstrui o livre expressar, o pensado e o sentido”. 

“Note-se que o constrangimento ilegal, via gravíssima ameaça, foi repetido duas vezes, ao ponto dos jornalistas questionarem o presidente acerca de sua conduta. Considerado o comportamento pregresso do Sr. Jair Bolsonaro, fica patente a intencionalidade em suas palavras”, cita trecho do pedido. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo